top of page

COMO SE DAR BEM NO TOEFL IBT

 

   Hey Brasil,what's up? Vamos começar com uma breve definição sobre o que seria esse teste terrível. Tudo bem, não é terrível, relaxa. Só te botando medo, porque é legal. (hihi)Se você vai fazer o teste logo mais, não se desespere! Desespero atrapalha muito durante essa prova e, acredite, o tempo é bastante curto, então… saiba bem administrar e não deixe o nervosismo/desespero te consumir.

 

Então, o TOEFL é um teste de proficiência em inglês e é realizado por uma instituição americana chamada ETS. O objetivo do TOEFL é avaliar o seu nível de inglês e é dividido em QUATRO partes:

 

  1. Listening,

  2. Reading,

  3. Speaking e

  4. Writing.

 

   Existe uma ‘data de validade’ para esse teste, que são de dois anos. Porque existe essa data de validade? Claro, como todos nós sabemos, se não mantermos o contato com a língua, ficaremos enferrujados, não é? E é por isso que o TOEFL só tem essa validade de apenas dois anos, porque, com o passar do tempo, “ficamos enferrujados no inglês”. Então, após esse tempo, seu TOEFL não valerá mais e você precisaria fazer novamente para provar que ainda manda bem no inglês.

 

   O TOEFL é aplicado em várias cidades do mundo inteiro. Procure na sua cidade onde o teste é aplicado, geralmente os centros de aplicação são em universidades. Quando você for se registrar para o teste no site do próprio, você pode procurar uma data de realização e lá é mostrado se será aplicado na sua cidade, local e horário da prova. Mas, e aí, se eu estiver no exterior, posso fazer a prova onde estou? SIM, você pode. Aonde quer que você esteja, procure se tem um centro de aplicação da prova, que é provável que encontrará um. Para os que vão fazer a prova no Brasil, só precisa do documento de identidade. Caso você deseja fazer a prova fora do País, você precisará do seu passaporte. Encontre todas as informações de documentação, registro e mais sobre o teste no site OFICIAL.

 

   Explicando o TOEFL, como eu disse, é dividido em quatro partes. Quando você chegar no local onde a prova será aplicada, é escolhido um computador só para você, e lá será testado se seu microfone está funcionando, para realizar a parte do Speaking sem problemas. A duração total da prova, se não me engano, é de 4 horas e 30 minutos. A primeira parte da prova que você irá realizar é o Reading. * Let the game begin *

 

READING: Nessa parte, você vai ter que ler textos sobre assuntos variados, podendo ser de astronomia, biologia, história, etc. Em seguida, responderá perguntas sobre cada texto. Pode ser de 3 a 4 textos, cada um com 12 a 14 questões, e duração de 60 a 80 minutos, dependendo do total de textos que veio na sua prova. O texto aparece primeiramente na tela, e depois as perguntas. Aqui vai uma dica para você: NÃO LEIA O TEXTO TODO E SÓ DEPOIS VÁ PARA AS QUESTÕES. O que eu aconselho é que você passe o texto e vá logo para as perguntas, pois o tempo é curto, e o texto ficará lá SEMPRE para você. Então, leia a pergunta e procure no texto a resposta, depois passe para a próxima questão. Treine e aprenda a, principalmente, administrar o seu tempo nessa parte da prova, pois é completamente importante. Não quero botar medo, mas o que mais vi no dia da prova foram pessoas que não conseguiram completar o Reading por causa do tempo. Por isso, treine! (DICA DA B. Como eu já disse antes, e repetindo, NÃO leia o texto inteiro e só depois vá resolver as questões. O texto estará lá sempre, então, leia a questão e procure a resposta no texto. Treine o tempo! Essa parte é bem rápida.)

 

LISTENING: Após reading, você vem direto para cá. O Listening, assim como o Reading, será sobre assuntos relacionados a biologia, psicologia, etc. Consiste em 4 a 6 lectures (aulas universitárias), cada um com 6 questões, e de 2 a 3 conversas, cada um com 5 questões. Essa parte tem duração de 60 a 90 minutos. Você vai escutar aulas e conversas e, em seguida, responderá perguntas sobre o que foi dado na aula ou o que foi discutido na conversa. E, sim, você terá um fone para ouvir tudo. Aconselho que treine bastante a questão do tempo aqui também, pois, apesar do tempo longo, acredite, passa num instante. (Ou talvez foi meu nervosismo que fez parecer que foi rápido). Ah, e eles vão te dar papéis e um lápis pra caso você queira fazer anotações sobre a aula/conversa. (DICA DA B.:A melhor maneira que usei para fazer essa parte do TOEFL foi fazendo anotações sobre o que escutava das lectures (aulas), pois, pra mim, funcionava como uma forma de memorizar algumas partes e, quando não lembrasse, procurava nas anotações se tinha alguma palavra ligada à pergunta do Listening. No dia do teste, eles disponibilizam folhas e um lápis para você fazer anotações, se quiser. Tente treinar assistindo seriados sem legendas, vendo canais americanos de notícias como o CNN, vídeos em inglês no youtube, etc. Acredito que fazendo essas atividades dia a dia, o seu “Listening” vai melhorando. Treine!)

 

BREAK: Após Reading e Listening, você terá um intervalo de 10 MINUTOS. Use pra respirar, beber água, comer alguma coisa, ir ao banheiro, que ainda tem mais sofrimento pela frente. haha Outra coisa, até aqui você deve prestar atenção no tempo, pois no TOEFL é tudo marcado e se você atrasar, sua prova voltará normalmente mesmo sem você lá. A prova só para por 10 minutos e, após esse tempo, continua, mesmo sem a sua presença. Então fique atento. Você pode esperar esse tempo dentro da sala de aplicação da prova também, se preferir.

 

SPEAKING: É a parte mais rápida da prova! São apenas 6 perguntas, sendo 2 independent tasks e 4 integrated tasks. Você terá um tempo para preparar sua resposta, após visualizar a pergunta. Esse tempo varia de 15 a 20 segundos. E após um “beep”, você deverá falar a sua resposta, que deverá ter uma duração máxima de 45 segundos. Achei que seria a parte mais difícil da prova, mas, por incrível que pareça, foi a melhor parte. TREINE também, existem vários tópicos de Speaking pela internet. Use seu melhor amigo, Google, para encontrar exemplos. Aqui você pode pedir papéis também para fazer anotações. Independent task: Perguntas sobre opiniões pessoais como “você prefere lugares onde o clima é quente ou onde o clima é frio?”. Integrated: São perguntas sobre assuntos de uma aula ou conversa entre amigos que você vai ouvir. Por isso, preste atenção, faça anotações, não se desespere. Algumas são acompanhadas de textos, e é dado apenas 45 segundos para você ler esse texto. Sim, após os 45 segundos, esse texto, diferente do Reading, não estará mais lá. Mas, tenha calma, amigo(a)! É um texto bem pequeno. Apenas um parágrafo. (DICA DA B.:Eu treinei essa parte procurando tópicos na internet, gravando minha própria voz, tentando cumprir os 45 segundos pedidos pelo TOEFL. Depois escutava a gravação para saber se estava entendível e como estava minha pronúncia. Mas se puder treinar com amigos no Skype, melhor ainda! Treinei com amigos no Skype e fazíamos o seguinte: pegávamos um tema qualquer e discutíamos sobre esse tema. É ruim gaguejar nessa parte, acredito que você perde pontos. Seja direto na sua resposta e bem claro, apenas responda o que eles estão lhe pedindo. Em questões do tipo “você prefere Coca Cola ou Pepsi?”(CLARO, não vai ter ESSE tipo de pergunta haha), nunca fique em dúvida entre um ou outro (ou seja, não responda “pode ser”). Repito, seja claro e direto. Fale apenas de um e apenas explique o porque sobre um. O vídeo desse professor me ajudou bastante, usei a dica dele no TOEFL e deu tudo certo! )

 

WRITING: Você terá que escrever dois textos. O primeiro é um integrated task, onde você vai ter um texto e uma aula para ouvir. O texto fica lá, que nem o Reading. Em seguida, você terá que escrever uma redação usando informações da lecture (aula) e do texto que estará lá. Tem uma duração de 20 minutos. Se não me engano, você deve escrever entre 150 a 225 palavras. Depois, será uma redação do tipo independent task, onde é dado um tema e você deverá escrever sobre esse tema. Tem duração de 30 minutos e tem que escrever um mínimo de 300 palavras. Assim como o Speaking, é possível encontrar vários exemplos na internet. (DICA DA B.:Existem alguns temas na internet. Tente fazer algumas essays por semana, tentando se acostumar com o tanto de palavras que o TOEFL requer. Alguma hora você pode conseguir até passar do limite de palavras! Mas, cuidado, quando maior for seu texto, pode ter perigo de conter mais erros. Procure usar palavras como “Nevertheless”, “In addition”, “Additionally”, “Although”, “Otherwise”, etc. E escreva o “I” sempre em maiúsculo. Procure expandir o seu vocabulário!)

 

Minha opinião: O TOEFL me lembrou o ENEM um pouco, pois é uma prova cansativa e um pouco longa. Na verdade, aparenta longa, mas quando fiz, achei que o tempo foi rápido. Fiquei nervosa a prova inteira, mas isso é algo que atrapalha muito! Então, tentem não ficar nervosos. Relaxem! Com treino vocês conseguem uma nota boa. O pior da prova foi a questão do tempo, que realmente é “curto”. Acho que o que mais deve ser treinado é esse quesito. É um teste caro, então, esteja realmente preparado para fazer. Não tirei uma nota tão alta, mas tirei mais do que o suficiente! Meu objetivo era tentar tirar 79 no TOEFL, e acabei tirando 81. :-P

 

Preço do TOEFL: U$ 210 + IOF (se for fazer no exterior, o valor é menor ainda). A nota do TOEFL sai no site da ETS (que coloquei lá em cima) depois de 10 dias aproximadamente. Um email será enviado para você quando a sua nota estiver disponível. A minha nota saiu em 14 dias! Fiquem atentos ao email de vocês. Lembrando que a nota vai de 0 a 120, sendo 30 pontos no máximo para cada parte (Reading, Listening, Speaking, Writing). Tentarei postar algumas dicas que usei no TOEFL e talvez algum material, mas, aconselho que estudem, treinem, se esforçem! Lutem pela nota que vocês almejam. Vai dar certo! ;-)

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page